sábado, 11 de julho de 2009

Entenda a doença que está dando dor de cabeça a atletas profissionais


Hérnia de Disco

A nossa coluna é formada por 33 vértebras divididas em 4 porções: sete vértebras cervicais, próximas ao pescoço, logo abaixo 12 vértebras torácicas que ficam na parte superior das costas, cinco vértebras lombares que ficam próximas a bacia e 5 vértebras sacrais, além das quatro coccíneas que se fundem e formam o cóccix. Dentro das vértebras há um canal por onde passam a medula espinhal e a medula nervosa, e permeando as vértebras cervicais, torácicas e lombares contamos com discos intervertebrais que tem duas importantes funções: amortecer os impactos causados pelos nossos movimentos em atividades fisicas e no dia-a-dia e evitar os atritos entre as vértebras. Esses discos intervertebrais são formados de um material interno gelatinoso revestido de um elemento fibroso, firme e maleável, a tal ponto que permita preencher os espaços entre as vértebras garantindo a flexibilidade da coluna e do nosso corpo.A hérnia de disco acontece quando este disco sai do lugar ou por algum motivo é perfurado fazendo com que se perca o material gelatinoso interno, em qualquer das situações há o deslocamento do disco e recebe o nome de hérnia de disco, que tem causas diferentes e sintomas também diferentes dependendo da região que é afetada. A grande maioria dos casos de hérnia de disco acontece entre as vértebras lombares e raramente entre as vértebras torácicas. Com o deslocamento do disco a hérnia pode comprimir tanto os nervos próximos ao canal da espinha como também os nervos que controlas a bexiga e o intestino, os sintomas são muito variados e compreendem desde dor que pode ser de leve e moderada até dor intensa, falta de sensibilidade e fraqueza muscular, em alguns casos sendo necessário inclusive o uso de medicamentos fortes, que devem ser administrados por médico especialista com segurança no diagnóstico, buscando como vencer a crise.

A duas maneiras para o tratamento da Hérnia de Disco o tratamento Conservador e Cirurgico.

Conservador: Com fisioterapia, alongamentos, RPG, Pilates, sempre com pessoas com total conhecimento, não irá acabar com a Hérnia de Disco e sim apenas acalmar a crise aguda.

Cirurgico: Com cirurgia removendo a parte afetada, provavelmente 3 meses após a cirurgia voltara ao normal, mas podendo futuramente ter o mesmo problemas em outras vertebras futuramente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário